Persas – Cultura, Economia e Política | Resumo do império

By | junho 7, 2016

Os persas formaram um dos maiores impérios da Antiguidade. Os persas, povo indo-europeu, originário do sul do Irã, conquistaram, sob o comando de Ciro o Grande, as terras entre os rios Nilo, no Egito, e Indo, na Índia, no período de 550-525 a.C. Fenícios, hebreus e mesopotâmicos foram dominados pelos persas. Eles fundiram num único império todos os povos do Oriente Próximo e sintetizaram as tradições culturais da região.

Administrativamente, esse imenso império era dividido em 20 províncias (satrapias) dotadas de relativa autonomia e um surpreendente sistema de comunicação postal. Cada satrapia era administrada por um governador (sátrapa) responsável perante o imperador.

Para se proteger contra a subversão, o rei empregava agentes especiais – “os olhos e os ouvidos do imperador” -, que supervisionavam as atividades dos sátrapas. O império era unificado por uma língua única, o aramaico (a língua dos arameus da Síria), usada pelos funcionários governamentais e pelos comerciantes.

Outros elementos unificadores eram a rede de estradas e o sistema comum de pesos e medidas e de cunhagem da moeda, o dárico, válida em todo o império.

A religião e Cultura Persa

persas-imperio

A religião persa era dualista (existência do bem e mal).A civilização persa criou uma nova religião, o mas-deísmo, fundada por Zaratustra (em grego, Zoroastro), cuja divindade suprema era Aura Mazda (a luz). Os persas cultuavam, também, Ormuz, o criador de espíritos benéficos, e Arimã, o espírito das trevas, mau e destruidor entre os quais as pessoas tinham liberdade de escolher aquele que iria seguir. A recompensa por ser bom e dizer sempre a verdade era a vida eterna, no Paraíso. O castigo pelo comportamento oposto era ser lançado num reino de trevas e sofrimentos.

Na arte, os persas receberam grande influência dos egípcios. Fizeram construções em plataformas de cores vivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *