O que Foi a União Ibérica ? – Resumo de História

By | junho 22, 2016

A história da União Ibérica começa durante o século XVI, a Espanha era a nação mais rica e poderosa da Europa, principalmente devido ao enorme afluxo de metais preciosos de suas colônias americanas. O rei Filipe II pertencia à poderosa família Habsburgo.

Já Portugal, que perdera o monopólio do comércio com as Índias Orientais e ainda não havia conseguido organizar a colonização do Brasil de maneira rentável, encontrava-se debilitado.

Em 1578, o rei português D. Sebastião, tentando estabelecer um novo império colonial no norte da África, provocou uma terrível derrota das forças portuguesas ante os mouros, na Batalha de Alcácer-Quibir, na qual se perdeu o próprio rei.

O desaparecimento do corpo do jovem monarca deu origem ao culto conhecido como sebastianismo, uma crença messiânica no retorno do rei, que reconduziria Portugal ao antigo esplendor.

uniao-iberica

O sucessor de D. Sebastião foi seu tio, o cardeal O. Henrique, que morreu dois anos depois. Extinguia-se, assim, a dinastia de Avis e iniciava-se uma violenta luta pelo poder.

O rei espanhol Filipe II era neto, por parte de mãe, de D. Manuel, o 1: Venturoso, e reivindicou seu direito ao trono português. Forças espanholas invadiram Portugal, em 1580, ao mesmo tempo que Filipe II articulou acordos com parte da nobreza lusitana. Após fazer o “Juramento de Tomar”, junto às cortes portuguesas.

O Fim da União Ibérica…

Filipe II tornou-se também rei de Portugal e de suas colônias. Portugal conseguiu manter relativa autonomia em relação à Espanha, como a manutenção do português como idioma oficial e o direito de todos os funcionários do reino lusitano e das colônias continuarem a ser portugueses.

Porém, as antigas leis, conhecidas como Ordenações Manuelinas, foram substituídas pelas Ordenações Filipinas.

A União Ibérica estendeu-se de 1580 a 1640, quando D. João IV de Bragança foi aclamado rei de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *