Governo Geral e Tomé de Souza – Resumo – História do Brasil

By | junho 22, 2016

Em 1548, diante do fracasso das capitanias hereditárias, a coroa portuguesa criou o sistema de Governo-Geral O governador-geral tornava-se o responsável pela centralização da defesa do território e pela administração de toda a colônia. Os capitães-donatários, portanto, prestavam contas ao governador-geral.

Foram mantidos alguns privilégios dos donatários, como a hereditariedade das doações. O sistema de capitanias extinguiu-se em 1791, com a reincorporação da última delas, São Vicente, aos bens da coroa.

Governo Geral:  Tomé de Souza, o primeiro governador

Governo Geral e Tomé de Souza

Tomé de Souza

A capitania da Bahia de Todos os Santos foi escolhida para sediar o Governo-Geral e o primeiro governador, Tomé de Souza fundou, em 1549, Salvador, a primeira capital do Brasil.

Na administração, o governador era auxiliado pelo provedor-mor, responsável pelas finanças; pelo ouvidor-mor, responsável pela justiça; e pelo capitão-mor, encarregado da defesa. Para proteger a capital, Tomé de Souza exigiu que a cidade fosse construída no alto de um morro, como era o costume em Portugal.

As casas, a sede do governo e o colégio foram instalados na parte alta, enquanto os armazéns e as casas mais humildes localizavam-se na parte baixa, próxima ao mar. Muralhas e fortalezas rodeavam a cidade.

Nessa época chegaram os primeiros jesuítas. Salvador foi a sede do primeiro bispado, responsável pelos assuntos religiosos na colônia.

Nas vilas e cidades coloniais, fundadas quase sempre junto ao litoral, foram criadas as Câmaras Municipais, compostas por vereadores, chamados de “homens bons”; eles eram os proprietários rurais da localidade e, para presidir a Câmara, elegiam um juiz ordinário.

As Câmaras destacavam-se por sua autonomia e pela representação dos interesses da elite colonial. Algumas delas chegaram a ter representantes na corte de Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *